quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

REVOLUÇÃO NA MEDICINA

Dr. Julio Cardoso
Fisioterapeuta, Especialista em Acupuntura Tradicional Chinesa, Auriculoterapia Chinesa, Acupuntura Avançada em Clínica Médica, Osteopatia (Estrutural - Craniossacral e Visceral), Posturoterapia e RPG - Reeducação Postural Global. Membro da Sociedade Brasileira de RPG


A medicina praticada no mundo ocidental deveria se chamar: “Medicina Química Oficial”. Na Ásia, é chamada de  Medicina Ocidental, e no Brasil, tem sido chamada erroneamente como Medicina Tradicional ou Convencional. Na verdade, em tradição tem apenas 100 anos. Das especialidades médicas admitidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em 1982, a mais antiga é a Homeopatia, tem 200 anos. As restantes, dentro do modelo atual, com base na indústria farmacêutica e nos equipamentos modernos, floresceram a partir de 1911. Quanto à palavra “Convencional”, deve ser convenção entre a indústria e o governo, um acordo lucrativo!
A ciência e a medicina atual têm muita hipocrisia. O verdadeiro cientista tenta esclarecer todos os fatos e pesquisar todas as possibilidades, sem discriminação cultural, não correr atrás de maior lucratividade, nem buscar monopólio técnico ou mercadológico! Há muitas pesquisas em Terapias Naturais merecedoras de muitos Prêmios Nobel devido à repercussão em termos de Saúde Pública, entretanto, faltam lhes apelos tecnológicos ou econômicos! Estas técnicas foram negadas e renegadas pelos chamados cientistas médicos, sem pesquisar, apenas por simples discriminação ou ignorância; com o surrado argumento de que não têm fundamentos científicos. As Terapias Naturais não estão pedindo reconhecimento das instituições, é a Medicina Oficial que está procurando novas oportunidades. Aconteceu isso com a Acupuntura, foi ignorada e perseguida durante décadas pelos médicos; depois os "mesmos" foram se infiltrando, e agora desejam o monopólio para que possam lucrar mais do que já lucram com a indústria farmacêutica.
Comparei a situação atual da Saúde no planeta com o filme Matrix. No fundo, vínhamos sendo programados para atuar segundo os interesses da indústria farmacêutica, que agora tem o maior faturamento anual do planeta. Ela tem todo um “software” para dominar as mídias de comunicação, os governos, as universidades e os povos! É verdade, vivemos num mundo entre equipamentos e softwares, somos manipulados; grande parte da população nem sabe disso.
Entretanto, o universo age segundo a lei da Ação e Reação, descrita há dois séculos por Isaac Newton; ou a lei do Yin Yang, concebida há milhares de anos pelos chineses. Tudo tende ao equilíbrio. A Medicina Química Oficial persegue as Terapias Naturais marginalizadas, ocorrem revoluções, os redutos dos rebeldes defensores das Terapias Naturais serão atacados. A batalha final vai chegar? Sempre digo que a situação está muito melhor, na Idade Média, seriam todos queimados pela Inquisição. Hoje, as lutas ocorrem no Congresso Nacional, na Vigilância Sanitária, na Justiça Federal e nos meios de comunicação........ aparentemente, ninguém morre.
O maquiavélico Relatório Flexner de 1911, patrocinado por Rockefeller e Carnegie, considerado o início da modernização do ensino médico científico, foi na verdade um marco para o quase extermínio da Medicina Natural nos EUA e no mundo. Foi baseado nele que fecharam 2/3 das escolas de medicina no EUA, somente aquelas que ensinam Medicina Natural e Homeopatia! Após a 2ª Guerra Mundial, a American Medical Association desencadeou violentas campanhas de perseguição aos pesquisadores de novas técnicas, misturando exercício ilegal de medicina com a caça aos comunistas, conseguiu colocar na cadeia Ruth Drown e Wilhelm Reich. Ambos morreram presos. Contra o grande pesquisador de câncer Royal Raymond Rife, a AMA conseguiu que ele abandonasse todas as pesquisas. E seus supermicroscópios e geradores de freqüência foram roubados ou destruídos por algum ladrãozinho!
Entretanto, as reações vêm surgindo e muitas iniciativas vêm resistindo aos esforços mercantilistas da indústria farmacêutica, tal como as guerrilhas iraquianas ou vietnamitas, ou como os rebeldes de Zion. Acredito que não deva ocorrer a batalha final como no Matrix Revolutions. As técnicas orientais como a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Ayurvédica sobreviveram e estão se espalhando pelo mundo. Yoga, Tai Chi Chuan, Qi Cong, Acupuntura, I Ching, Feng Shui, e a Macrobiótica já são nomes conhecidos no mundo inteiro. No Ocidente, a Homeopatia sobreviveu e tem presença forte na Europa, Índia e América do Sul; a Fitoterapia ganhou status científico e representa um grande mercado hoje. A Iridologia cresceu muito com os trabalhos de Bernard Jensen e Denny Johnson. A Meditação ganhou reconhecimento médico. A Quiropraxia, Osteopatia e a Naturologia voltaram a se expandir por muitos países. Novas técnicas foram descobertas:  Florais de Bach, Bioenergética, Psicanálise, Oligoterapia Catalítica, Medicina Antroposófica, Reflexologia, Cinesiologia Aplicada, Magnetoterapia eTerapias Corporais. Na área da fisioterapia temos a RPG (Reeducação Postural Global), GDS, Cadeias Musculares de Leopold Busquet, Reequilíbrio Postural - Conceito Zanin, Mobilização Neutal, Trigger Points Terapie, Posturoterapia, Bandagem Funcional, dentre diversas outras técnicas que merecem respeito pelos resultados que apresentam.
Todas as técnicas têm sua importância. Os remédios químicos e as cirurgias continuarão importantes, são úteis para tiros, facadas, acidentes, epidemias, ataques terroristas ou doenças degenerativas avançadas; mas a base da assistência terapêutica tem que ser as Terapias Naturais, com suas técnicas simples, eficientes e baratas, com abordagem humanística e manutenção da saúde.
A medina atual usa e abusa dos medicamentos químicos que acabam intoxicando os pacientes. É uma Medicina para tapar buraco, atuando somente nos sintomas, claro!.....é muito mais fácil agir desta forma e lucrativo também.No ramo da Psiquiatria usa-se remédios "tarja preta" como se fosse a coisa mais natural do mundo. Os recaptadores de serotonina do cérebro causam dependência e desequilibram a química cerebral, sendo que na Medicina Tradicional Chinesa, dá-se grande importância ao bom funcionamento do intestino delgado e sua absorção de nutrientes que fornecem 80% de toda a serotonina que temos. Num futuro próximo, as pessoas deverão ser mais valorizadas, seus desequilíbrios constitucionais serão estudados e tratados desde a infância. Suas íris serão mapeadas logo para receber orientações dietéticas e psicológicas. Havendo necessidade, passarão por frequentes avaliações radiestésicas,  cinesiológicas ou bioressonantes, e terão os distúrbios corrigidos imediatamente, antes de ficarem doentes.Um corpo não se resume a uma Radiografia, Ressonância ou Ultrassonografia. Diagnosticar clinicamente é muito fácil !......o paciente reclama de dor no ombro, faz uma ultra-sonografia e diagnostica-se uma Bursite de ombro, que beleza!.....Temos que saber como aquela Bursite de ombro ocorreu?.....Quais foram os desequilíbrios e mecanismos compensatórios que causaram tal patologia? Testes cinesiológicos, exame da Íris, Palpação, testes funcionais, pulsologia, Osteopatia Visceral, exame da lingua, além é claro, de uma anaminese detalhada fazem total diferença no diagnóstico de um paciente.
A manutenção deverá ser realizada através de vida saudável com dieta, exercícios terapêuticos, correções posturais, massagens, magnetoterapia, hidroterapia, cromoterapia, musicoterapia, florais e acompanhamento psicológico. Todas as pessoas aprenderão a fazer autodiagnóstico e autotratamento, isso tem que ser inserido nas grades curriculares das escolas. Já existem trabalhos dessa natureza em crescimento no Brasil atendendo comunidades pobres, da Associação Brasileira de Homeopatia Popular e da Associação Brasileira de Saúde Popular, ambas fundadas por religiosos católicos.
Os exames laboratoriais e imagenológicos continuarão úteis. Entretanto, as avaliações energéticas podem produzir imagens e encaminhar os pacientes. O governo e os consumidores gastarão muito menos. A Medicina Tradicional Chinesa deve ser usada como medicina de prevenção de doenças, juntamente com o seu arsenal de técnicas terapêuticas, sendo a mais conhecida, a acupuntura e a fitoterapia.
Quando houver necessidade dos medicamentos, estes serão utilizados de forma uma forma mais humana e sensata. Enfim, vão ter equilíbrio físico, mental e espiritual. Tudo em paz, com a mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo.

SITUAÇÃO ATUAL DA ACUPUNTURA NO BRASIL E NO MUNDO

Há muitas técnicas para estimular os meridianos e equilibrar o corpo energético. Os instrumentos variam desde Qi Gong, dedos, palpadores, esparadrapo, sementes, esferas ou placas metálicas, florais, luzes coloridas, notas musicais, ímãs, eletricidade, diodo, óxido de titânio polarizado, instrumentos orgônicos, ventosas, calor e agulhas. Entretanto, o instrumento mais conhecido são as assustadoras agulhas. No Ocidente, devido ao aspecto exótico e prático, as agulhas acabaram sendo mais divulgadas e a técnica ganhou o nome de Acupuntura.
Todos os estímulos têm como embasamento filosófico Yin Yang e 5 Elementos para poder tratar as causas das doenças e manter a saúde. Entretanto, devido ao raciocínio científico cartesiano predominante nesta fase tecnológica da humanidade do século XX, a Acupuntura tem sido aprendida e praticada de forma errada, principalmente por médicos com formação alopática científica, tanto no Brasil como em outros países até mesmo na China. Os médicos graduados em Medicina Ocidental, com toda sua bagagem tecnológica e pensamento cartesiano, talvez um pouco de prepotência e ignorância, desprezam todas as tradições, sempre com o mesmo argumento surrado de que faltam fundamentos científicos, faltam evidências. Por outro lado, há muita influência política e econômica nestas recusas contra as Terapias Naturais.
Mesmo na China, tal fenômeno acontece, muitos professores de Acupuntura nos grandes hospitais e universidades não tinham formação em MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Estudaram apenas Medicina Ocidental e foram obrigados a estudar Acupuntura na época de Mao Tse Tung devido à falta de medicamentos químicos. A anestesia por Acupuntura surgiu desta forma, pois não havia anestésico em quantidade suficiente! Por conseqüência, a Acupuntura Chinesa foi ocidentalizada. Os acupunturistas brasileiros, ao fazer estágio na China, ficam decepcionados, encontram muito pouco das técnicas dos 5 Elementos.
No Brasil, ocorre o mesmo. Os médicos só aceitam da Acupuntura aquilo que lhes convém. O que é Yin Yang? Para quê 5 Elementos e Pulsologia? A energia Qi não existe! Atualmente, para diferenciar-se da Acupuntura Tradicional Energética, inventaram o nome de Acupuntura Médica, como se fossem os criadores da técnica milenar.
Para não deixar de lucrar com os cursos de Acupuntura para médicos e para que os futuros médicos acupunturistas não sejam contaminados, as entidades médicas estão censurando alguns livros. Os livros de Giovanni Maciocia são excelentes. Foram muito utilizados pelos médicos e outros profissionais. Ele chegou a ser convidado pelos médicos para dar aulas em 1999 no Rio, mas foi desconvidado logo quando descobriram que ele não tinha formação médica. E agora vem o absurdo, proibiram os alunos médicos de utilizar seus livros!
Considerando as sessões de Acupuntura praticadas por médicos, sem dúvida, usar agulhas e critérios alopáticos torna os tratamentos muito mais objetivos e rápidos. Permite atender a vários pacientes simultaneamente. Em qual especialidade médica o profissional pode ganhar no mesmo instante de 4 a 10 pacientes? Já ouvi caso de médico marcar 4 pacientes a cada 20 minutos, em alta rotatividade. Já houve o absurdo de um paciente me contar que não conseguiu conversar com a médica nas 36 sessões que ele freqüentou! O pessoal deve espetar as agulhas e sair correndo para o próximo cliente, e algum auxiliar passa recolhendo as agulhas depois de 20 minutinhos. Eles preferem continuar como médicos alopatas, mas nos consultórios particulares, viram acupunturistas. O problema é que espetar e tirar agulhas dá trabalho. Por que não colocam outros profissionais da saúde para executar as sessões de forma correta e assim diminuir as filas?
UM PACIENTE JAMAIS DEVE SER USADO COMO UMA MERCADORIA DE FAZER DINHEIRO...............RESPEITAR A VIDA E SEUS SOFRIMENTOS É SER HUMANO.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Síndrome do Pânico

Nos últimos tempos, um grande número de pessoas vêm sendo afetadas por esse terrível mal. Trata-se de uma situação limite, sempre relatada de forma extremamente dramática pelas pessoas que vivenciaram ou que ainda vivenciam tal situação.
Essas pessoas se percebem inteiramente tomadas por sensações assustadoras descritas de maneira muito semelhante: aflição no peito, taquicardia, sudorese, contrações musculares, medo de perder o controle, sensação de morte iminente. São manifestações físicas e psíquicas que reunidas formam o quadro sintomatológico da Síndrome do Pânico conforme reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tal instituição, ao se encarregar da publicação dos diferentes manuais de psiquiatria, especifica os critérios de diagnóstico e, por conseguinte, circunscreve os diversos distúrbios, formalizando assim as doenças. A partir desse referencial a Síndrome do Pânico se distingue dos demais tipos de ansiedade pelo que é considerado a sua principal característica: crises de pânico súbitas sem fatores desencadeantes aparentes.
Em geral, segundo relato das pessoas acometidas pela Síndrome do Pânico, instala-se o que vem sendo chamado de "medo do medo", isto é, o medo de que a crise retorne. Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, o "medo" tem relação direta com o Rim e a Glândula Supra - Renal. Quando somatizamos o medo por muito tempo, a Glândula Supra - Renal é ativada liberando adrenalina no sangue; esta adrenalina provoca uma diminuição no calibre das artérias, criando uma maior resistência à passagem do sangue por elas, fazendo com que o coração trabalhe mais e causando a taquicardia. Sendo assim, a Acupuntura é de extrema importância para tratar pacientes com Síndrome do Pânico, pois ajudará à equilibrar o funcionamento da supra - renal, equilibrando também os batimentos cardíacos.
 Devido a um processo de associação, a partir da primeira crise, qualquer estímulo interno (uma dor, tonteira, alterações nos batimentos cardíacos, etc) ou externo (um lugar, um cheiro, túnel, ônibus, metrô, etc) pode remeter à situação das crises anteriores e funcionarem como o elemento-índice, desencadeador de uma nova crise. Nesse sentido, fazendo parte de um procedimento defensivo para evitar que novas crises ocorram, vão se produzindo diferentes tipos de fobia.
E assim vai se circunscrevendo um quadro cuja principal característica é um medo revestido de irracionalidade já que o medo é impalpável, invisível, ilógico.
Consequentemente, de uma maneira gradativa, a vida cotidiana das pessoas acometidas dessa síndrome, vai se tornando restrita. De tal forma as limitações vão se impondo que o resultado é uma dramática incapacidade de dirigir a própria vida. As mais simples tarefas, já tão familiares, tornam-se barreiras intransponíveis. As dificuldades vão surgindo de forma interrelacionada e aumentando progressivamente. Muitas pessoas perdem o emprego enquanto lutam contra esse mal. Subitamente se percebem inundadas por um sentimento de total impotência e incompetência, cujos motivos, até então invisíveis, começam a ser percebidos no meio social a partir dos gradativos fracassos que se infiltram, pouco a pouco, perpassando todos os setores da vida. As restrições vão se impondo sucessivamente a tal ponto que o indivíduo pode mesmo vir a se encontrar enclausurado em sua própria casa (agorafobia), inteiramente dependente de terceiros. Infelizmente um grande número de pessoas com a Síndrome do Pânico, devido à falta de informação e de acesso a tratamento adequado, buscam alívio no álcool e nas drogas.
A cura não se dá de forma espontânea, o que significa que a sintomatologia não desaparece a menos que a pessoa receba tratamento específico, especializado, para que seja eficaz.
Atualmente, o tipo de tratamento para a Síndrome do Pânico que vem obtendo bons resultados tem se baseado nas recentes contribuições de estudos e pesquisas inspiradas numa visão integrada do ser humano  psico-soma. Isso significa, em termos de tratamento, associar psicoterapia e medicamentos e Acupuntura. Enquanto a psicoterapia auxilia a compreensão dos motivos do pânico e estimula as mudanças de atitudes necessárias para eliminá-lo, os medicamentos e a Acupuntura, em casos onde o quadro sintomatológico é mais intenso, garantem à pessoa o equilíbrio necessário para poder se beneficiar da psicoterapia.
O processo psicoterapêutico, em geral, leva alguns meses. Quando bem conduzido, num primeiro momento, evita as crises ou pelo menos reduz substancialmente a intensidade e a frequência delas, trazendo alívio significativo. Na medida em que vão ocorrendo as sessões psicoterapêuticas o paciente vai aprendendo mais sobre os seus sintomas, sobre si mesmo, e, sobretudo, aprendendo a agir em conformidade com essas descobertas ou novas percepções. Por conseguinte, ao familiarizar-se com suas potencialidades o paciente se tornará o próprio agente da mudança de seu estado ao invés de envergonhar-se dele.
Com efeito, esse é o passo mais difícil porém decisivo na medida em que funcionará como o elemento detonador do processo de cura. Tal atitude, que será obtida no próprio processo psicoterapêutico, fornecerá os meios necessários para que a pessoa acometida da Síndrome do Pânico se perceba capacitada para alcançar com sucesso a eliminação de tal mal. Trata-se de uma atitude imprescindível para a conquista da cura, e que pode ser traduzida por: reapropriação do respeito por si próprio.

Dr. Julio Cardoso
Pós - Graduado em Acupuntura Tradicional Chinesa

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O pico de Funcionamento de cada Órgão e Víscera - Ciclo Circadiano

 

Ciclo Circadiano



O termo circadiano provém do Latim "circa diem", que significa "cerca de um dia".
Ritmo circadiano ou ciclo circadiano, designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar.
O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura.
O "relógio" que processa e monitoriza todos estes processos encontra-se localizado numa área cerebral denominada núcleo supraquiasmático, localizado no hipotálomo na base do cérebro e acima das glândulas pituitárias.
Pesquisas recentes expandiram o sentido do termo, demonstrando que os ritmos circadianos estão também relacionados às marés, ao ciclo lunar e também à dinâmica climática da Terra através das correntes eólicas e marítimas, em especial se observado com relação aos animais migratórios. Dessa forma, a dinâmica circadiana não se reduz a uma questão fisiológica, mas também a uma conjuntura astronômica, geológica e ecológica.
Durante o período de 24 horas cada órgão/víscera tem seu pico de funcionamento e é nesse horário onde é efetuada a auto-limpeza do corpo. Dentro destas 2 horas específicas o órgão/víscera utiliza muita energia e, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, é o melhor horário para tratamento.

O Ritmo Circadiano de circulação do Qi – Pico Máximo de Energia.
Tabela de horário:
·          1:00h  –   3:00h Fígado
·          3:00h  –   5:00h Pulmão
·          5:00h  –   7:00h Intestino Grosso
·          7:00h  –   9:00h Estômago
·          9:00h  – 11:00h Baço/Pâncreas
·         11:00h – 13:00h Coração
·         13:00h – 15:00h  Intestino Delgado
·         15:00h – 17:00h Bexiga
·         17:00h – 19:00h Rins
·         19:00h – 21:00h Pericárdio
·         21:00h – 23:00h Triplo Aquecedor
·         23:00h –   1:00h  Vesícula Biliar
O mais importante em conhecer o Ciclo Circadiano, é o fato de observar o próprio comportamento do corpo para análise de alguma anomalia frequente em certo horário do dia. Isso dá indícios de algum desequilíbrio no órgão. Por exemplo, acordar durante a noite sempre no mesmo horário, às 2 horas da madrugada, pode ser um indicativo de desarmonia no fígado.
Essa simples observação pode ser de grande ajuda para análise de diagnóstico e tratamento preventivo de uma doença.

Dr. Julio Cardoso
Especialista em Acupuntura Tradicional Chinesa

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que é Hérnia de Disco?


A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

A hérnia de disco é geralmente precedida por um ou mais ataques de dor lombar.
Rupturas irradiando-se patoanatomicamente são conhecidas por ocorrer na parte posterior do anel, indo em direção a áreas nas quais as terminações nervosas descobertas estão localizadas.


Tipos de Hérnias de Disco
  • Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.
  • Extrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
  • Seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.
cervs13

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: Parestesias (formigamento) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidade (pés ou mãos). Esses sintomas podem variar dependendo do local da acometido.
Quando a hérnia está localizada no nível da cervical, pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos.
Na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna mais quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas.
A maioria das pessoas com uma hérnia de disco lombar relatam uma dor forte atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático. Além disso, pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor.

Causas

Fatores genéticos têm um papel muito mais forte na degeneração do disco do que se suspeitava anteriormente. Um estudo de 115 pares de gêmeos idênticos mostrou a herança genética como responsável por 50 a 60% das alterações do disco.(backLetter 1995).
Sofrer exposição à vibração por longo prazo combinada com levantamento de peso, ter como profissão dirigir realizar freqüentes levantamentos são os maiores fatores de risco pra lesão da coluna lombar. Cargas compressivas repetitivas colocam a coluna em uma condição pior para sustentar cargas mais altas aplicadas diretamente após a exposição à vibração por longo período de tempo, tal como dirigir diversas horas.Entre fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão:
  • Trabalho físico pesado
  • Postura de trabalho estática
  • Inclinar e girar o tronco freqüentemente
  • Levantar, empurrar e puxar
  • Trabalho repetitivo
  • Vibrações
  • Psicológicos e psicossociais
  • Disfunções em órgãos e visceras internas: ex: intestino preso, dilatação de próstata, ovário policístico, etc... 
Diagnóstico e exame

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

Tratamento

Fisioterapia manual

A disfunção dos tecidos moles pode alterar o movimento articular e diminuir a eficácia da mobilização-alongamento da articulação. É por isso que o tratamento frequentemente começa com este procedimento visando diminuir a dor e o espasmo muscular ou aumentar a mobilidade dos tecidos moles. Esses procedimentos auxiliares podem também tornar mais fácil a realização da mobilização das articulações, produzindo um efeito mais duradouro. Dentre as técnicas de fisioterapia manual utilizamos a Osteopatia, Maitland, Mulligan e mobilizações articulares, RPG, Quiropraxia e Acupuntura.

Dr. Julio Cardoso
Fisioterapeuta com formação em Osteopatia, RPG, Posturoterapia e Acupuntura.

Método de RPG

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método revolucionário para a correcção de patologias do sistema músculo-esquelético, criado pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard.

Bases da RPG

Partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou de um problema no sistema músculo-esquelético, a RPG trata o indivíduo e não a doença, porque cada um de nós tem a sua própria resistência à agressão e sua própria maneira de reagir a ela, muitas vezes adoptando padrões individuais para evitar uma dor ou um bloqueio.
O que nos mantém de pé, contra a gravidade, são os músculos estáticos. Para exercer esta função antigravitacional, que requer um estado de contração parcial, os músculos estáticos têm um alto teor de tecido conjuntivo e um tônus elevado. Por isso eles tendem a se tornar muito tônicos, pouco flexiveis e encurtados, especialmente em casos de patologias ou stress, podendo causar desvios nos ossos e articulações.

Como a RPG perspectiva os casos clínicos

Quando um paciente se queixa de uma dor aguda no ombro imediatamente após um acidente, a origem desta dor é clara e um tratamento local, geralmente, é suficiente. Mas um outro paciente pode ter um dos ombros mais elevado para não colocar muito peso sobre um tornozelo torcido do lado oposto. Neste caso, uma cadeia de compensações provavelmente terá começado nos músculos gémeos, que aumentaram seu tônus para proteger a articulação do tornozelo, o que, por sua vez, poderá ter aumentado o tônus dos músculos isquiotibiais e dos eretores da coluna, culminando com a elevação do ombro. Se este ombro for mantido permanentemente naquela posição, é possível que o paciente acabe tendo uma dor no ombro. É natural que o fisioterapeuta não espere que o paciente consiga correlacionar a dor de agora com um fato ocorrido há algum tempo. Somente através da RPG o fisioterapeuta pode estabelecer esta conexão entre o sintoma (a dor no ombro) e a causa do problema (a retração da cadeia muscular após a torção do tornozelo).

OBS: O Dr. Philippe Souchard foi meu professor na formação em RPG.

Dr. Julio Cardoso
Especialista em RPG

Dr. Dominique Lippens


Fisioterapeuta, graduado pela  Faculdade Superior deTournai ,Bélgica,84
  • Diretor da formação ATMS.
  • Criador do conceito Osteoetiopático.
  • Coordenador da pós-graduação em  Osteopática Clínica da Universidade Camilo Castelo Branco-SP
  • Osteopata-Naturopata,1990, pela Faculdade de Medicina Natural de     Saarbrúcken – Alemanha associada a Instituto de Osteopatia de Paris.
  • Etiopata ,1986,Domburg - Holanda
  • Formado em :  
    Técnicas quiropráticas de DeJarnette.
    Técnicas americanas de Thompson.
    Cinesiologia aplicada.
    Medicina ortopédica de Cyriax.
    Crochetagem mioaponeurótica de Eckman.
    Cadeias musculares de L.Busquet.
    Mobilização neural.
    Inibição pelo posicionamento (Jones e PRT).
    Disfunção crânio-mandibular.(DTM)
    Podoposturologia- Voiron
    Posturologia de Bricot
    RMA
    Osteopatia do recém nascido
  • Criador e ministrante do Curso de Posturoterapia

Dr. Dominique Lippens foi meu professor na formação em Osteopatia e Posturoterapia.

Distonia Muscular

 
Distonia é o termo usado para descrever um grupo de doenças caracterizado por espasmos musculares involuntários que produzem movimentos e posturas anormais. Esses espasmos podem afetar uma pequena parte do corpo como os olhos, pescoço ou mão (distonias focais), duas partes vizinhas como o pescoço e um braço (distonias segmentares), um lado inteiro do corpo (hemidistonia) ou todo o corpo (distonia generalizada).
Na maioria das vezes, a causa não é conhecida. Acredita-se que os movimentos anormais sejam o resultado de uma disfunção de uma parte do cérebro conhecida como núcleos da base. Em algumas situações, quando os núcleos da base deixam de funcionar de modo adequado, alguns músculos contraem de forma excessiva e involuntária produzindo movimentos e posturas distônicas.
As formas focais de distonias são as que acometem uma região limitada do corpo. Na maioria das vezes, o início dos sintomas ocorre na idade adulta, geralmente após os 30 anos de idade. As primeiras manifestações são quase imperceptíveis, aparecem apenas em alguns momentos do dia e podem ser desencadeados por algum ato motor específico, como por exemplo falar, ler, escrever ou andar.

Os tipos mais comuns de distonias focais recebem denominação específica de acordo com a parte do corpo afetada e os principais são:

*Blefarospasmo
*Distonia oromandibular
*Torcicolo espasmódico
*Disfonia espasmódica
*Câimbra do escrivão

Blefarospasmo - É uma forma de distonia que acomete os músculos situados em volta dos olhos e que são reponsáveis pelo fechamento das pálpebras. Os primeiros sintomas aparecem na forma de um aumento na freqüência dos piscamentos, sensação de irritação nos olhos ou sensibilidade aumentada à luz. Com o passar do tempo, os piscamentos tornam-se mais freqüentes e intensos e dão lugar a espasmos musculares que dificultam a abertura dos olhos. Em alguns casos, pode haver grande dificuldade de visão e alguns pacientes necessitam de ajuda para a realização de suas atividades habituais. Os espasmos são agravados pelo estresse e pela exposição à luz intensa e por esses motivo muitos pacientes referem algum alívio com o uso de óculos escuros.

Distonia oromandibular - É caracterizada por espasmos no território inferior da face, tais como os lábios, boca, língua e mandíbulas. Dificuldade para abrir e/ou fechar a boca, mastigar, deglutir alimentos e articular as palavras são os sintomas mais freqüentes e contribuem para o embaraçamento social que muitos pacientes apresentam.

Disfonia espasmódica - É uma forma de distonia focal com envolvimento dos músculos das cordas vocais. A alteração da voz é causada por espasmos involuntários das pregas vocais, laringe e faringe. Freqüentemente encontra-se associada à distonia de outros músculos faciais. Dependendo do tipo de contração, a voz pode apresentar uma qualidade entrecortada, com falhas e quebras ou então apresentar uma sonoridade que lembra um sussurro.

O Torcicolo espasmódico - É a forma mais comum de distonia e acomete os músculos que sustentam o pescoço. Os espasmos podem ocorrer em um ou vários músculos de um ou ambos os lados. Dessa forma, a cabeça e o pescoço podem apresentar alterações variáveis da postura (rotação, desvio lateral, para frente, para trás ou uma combinação desses movimentos) Em alguns casos, o torcicolo pode produzir dor. Além disso, é comum a ocorrência de variações na intensidade dos sintomas que costumam piorar durante períodos de estresse e de cansaço e melhorar com o repouso ou quando em posição horizontal.

A Câimbra do escrivão é quando um membro superior é acometido por movimentos distônicos, no início, os espasmos musculares ocorrem apenas durante um tipo específico de movimento como, por exemplo, escrever, digitar ou tocar um instrumento musical. Nessa fase, as distonias são conhecidas como câimbras ocupacionais. A mais comum é a câimbra do escrivão que ocorre apenas durante o ato de escrever e permanece restrita ao membro que está sendo utilizado. Entretanto, com o tempo, os espasmos podem ocorrer durante a realização de outros movimentos ou mesmo durante o repouso. Não se conhece a relação entre a utilização continuada de um grupo muscular e o aparecimento de distonia porém alguma disfunção nos núcleos da base parece ser decisiva para o desenvolvimento dos sintomas.

As Distonias Segmentares

Nas distonias segmentares, vários grupos musculares situados em regiões vizinhas são acometidos. O exemplo mais comum é a distonia cranial que é uma combinação do blefarospasmo e distonia oromandibular. Pode haver comprometimento da língua, faringe laringe, cordas vocais e músculos do pescoço.

Outros tipos de distonias segmentares incluem a distonia braquial (um ou ambos os braços), crural (membros inferiores) e axial (tronco e/ou pescoço).

As Hemidistonias
Podem ter início em qualquer idade e acometem os músculos de um mesmo lado do corpo. As partes mais acometidas são os membros de um mesmo lado. São mais raras do que as formas focais ou segmentares e costumam estar associadas a lesões estruturais nos núcleos da base do lado oposto ao do lado afetado do corpo.

As Distonias Generalizadas

São formas mais raras de distonias. Os primeiros sintomas ocorrem na infância ou na adolescência, geralmente na forma de contrações distônicas em um ou ambos os pés, inicialmente durante o andar e, com o passar do tempo, também durante o repouso. A evolução é lentamente progressiva e, com o passar do tempo, várias outras partes do corpo vão sendo envolvidas causando intensa dificuldade motora. Nos casos mais avançados, há dificuldade para andar e os pacientes necessitam ajuda para a maioria das atividades diárias. As distonias generalizadas podem ser esporádicas (quando não há outros membros afetados na família) ou hereditárias (quando ocorrem outros casos na mesma família).

TRATAMENTO
O tratamento ideal seria aquele que pudesse eliminar sua causa. Entretanto, apesar dos recentes avanços obtidos e do nível de sofisticação obtido pelos novos métodos diagnósticos, na maioria das vezes não se encontra uma causa para a doença. Dessa forma, os esforços tendem a concentrar-se em encontrar modos de reduzir a intensidade dos sintomas.
Tratamento farmacológico -
É aquele que utiliza medicamentos que podem interferir nos mecanismos de controle motor para reduzir a intensidade das contrações anormais. Esses grupo de drogas compreende os relaxantes musculares e algumas substâncias que atuam diretamente nos neurotransmissores dos núcleos da base. Costuma ser eficaz em algumas formas de distonias generalizadas da infância mas sua eficácia é bastante limitada nas distonias focais e segmentares do adulto.
Toxina botulínica -
A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum que possui a propriedade de interferir no processo de contração muscular. Isso pode ser feito de modo controlado injetando-se pequenas doses dessa substância diretamente nos músculos afetados. O tratamento é local e a ação ocorre exclusivamente em nível muscular. É o método mais eficaz para as distonias focais e segmentares do adulto e seus efeitos colaterais são discretos e transitórios. A ação terapêutica da toxina botulínica tem início poucos dias após a administração e seu efeito dura em média 2 a 4 meses. Existe, portanto, necessidade de injeções periódicas de toxina botulínica.
Tratamento cirúrgico -
Deve ser reservado para casos específicos, principalmente aqueles que apresentam pouco ou nenhum benefício com os vários tipos de tratamento medicamentoso.
Tratamento Fisioterapeutico -
A fisioterapia é de grande beneficio para evitar contraturas musculares, e essencial após a aplicação da Toxina Botulínica, pois desempenha um importante papel no controle postural, atuando no encurtamento muscular, na fibrose em alguns pacientes e nas compressões articulares.  As técnicas de Reeducação Postural Global - RPG, Osteopatia, Acupuntura, exercícios de alongamento passivos e trabalho de consciência corporal, propiciam alivio da dor, descompressão articular e melhora das condições da vida diária.  A fisioterapia é um tratamento que tem beneficio, principalmente quando empregado junto ao tratamento farmacológico prescrito pelo médico neurologista.
 
Dr. Julio Cardoso
Fisioterapeuta, Especialista em Acupuntura
Formação em Osteopatia, RPG e Posturoterapia

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A relação das emoções com os órgãos internos.

Muito do que se aprende a respeito de saúde e energia parte da Madicina Chinesa ou é por ela validada. Dentro da Cura Prânica, além de trabalharmos os chakras, também limpamos os 5 órgãos que, direta ou indiretamente, alimentam estas 5 emoções negativas que bloqueiam a circulação da energia no nosso sistema. O que os chineses chamam de “qi” equivale ao “prana” sânscrito, ou seja, energia.
O conceito de energia para nós ocidentais, seria o livre  fluxo de sangue e de todas as substâncias contidas nele. EX: glóbulos brancos e vermelhos, neurotrasmissores, hormônios, etc....Quando este livre fluxo de sangue é interrompido seja por um trauma físico, ou emocional, a doença poderá se instalar pelo organismo.
As sete emoções básicas relacionadas às funções orgânicas são a raiva, alegria, preocupação, pensamento obsessivo, tristeza, medo e choque (pavor). Apesar da conexão mente/corpo ter sido reconhecida relativamente há pouco tempo na medicina ocidental, a interação das emoções com o corpo físico é um aspecto essencial na Medicina Tradicional Chinesa.
Cada órgão corresponde a uma emoção e o desequilíbrio dessa emoção pode afetar a função do órgão. Por exemplo, a raiva prolongada pode levar a um desequilíbrio no fígado. Ao mesmo tempo, desequilíbrios no fígado podem produzir sintomas de raiva que geralmente levam a um ciclo auto-perpetuador.
Ao discutirmos o aspecto emocional do processo da doença, é importante lembrar que é normal sentirmos a gama completa das emoções. Uma fonte de desequilíbrio surge somente quando uma emoção em particular é vivenciada por um período prolongado de tempo ou com uma intensidade específica.
Certamente é importante que uma pessoa com problemas emocionais sérios recorra à ajuda profissional de um psicoterapeuta. Mas, mesmo nesses casos, a terapia é mais eficaz quando o desequilíbrio do órgão correspondente é ajustado. A acupuntura é especialmente eficaz no tratamento de desordens emocionais. Mesmo quando ela não é completamente eficaz no tratamento de distúrbios físicos, quase sempre ela proporciona um estado de paz emocional.

Raiva
Está associada ao fígado. Por sua natureza, a raiva causa o aumento do qi, o que provoca rosto e olhos avermelhados, dores de cabeça e vertigens. Isso coincide com o padrão de aumento do chamado fogo do fígado. A raiva também pode fazer o qi do fígado “atacar o baço”, produzindo falta de apetite, indigestão e diarréia, geralmente isso ocorre com pessoas que discutem na mesa de refeições ou comem enquanto dirigem.
Numa visão mais a longo prazo, a raiva ou frustração reprimida normalmente causa a estagnação do qi e isso pode resultar em depressão ou desordens menstruais. É interessante notar que as pessoas que ingerem ervas para liberar o qi estagnado do fígado normalmente experimentam surtos de raiva quando a estagnação é liberada. A raiva passa quando o equilíbrio é restaurado. Da mesma forma, geralmente a raiva e a irritabilidade são os fatores determinantes no diagnóstico da estagnação do qi do fígado.
Muitas pessoas ficam aliviadas ao saber que sua raiva tem um fundo fisiológico. É essencial evitar ingerir café durante o tratamento de desordens do fígado relacionadas à raiva, pois o café aquece o fígado e intensifica muita a condição desfavorável.

Alegria
A emoção da alegria está ligada ao coração. Uma desordem relacionada à alegria pode parecer estranha, já que a maioria das pessoas deseja o máximo de alegria em suas vidas. As desordens dessa emoção não são causadas pela felicidade. O desequilíbrio surge quando entusiasmo ou estímulos excessivos ocorrem ou boas notícias súbitas chegam como um choque para o sistema.
Ao avaliar os níveis de estresse, os psicólogos verificam todas as fontes de estresse: positivas e negativas. É claro que a morte de um cônjuge ou a perda de um emprego é uma fonte significante de estresse. Porém, um casamento ou promoção no emprego, ainda que seja uma ocasião feliz, também é uma fonte de estresse.
Uma pessoa que está constantemente saindo, freqüentando festas e vivendo uma vida de excessos, pode acabar desenvolvendo desequilíbrios do coração como palpitações, ansiedade e insônia. Uma pessoa com desequilíbrios no coração também pode demonstrar sintomas emocionais, já que o coração é o lar do espírito (shen). Uma pessoa com sérios distúrbios no shen do coração pode ser vista conversando alegremente consigo mesma e tendo surtos de gargalhadas.
Tal comportamento resulta da incapacidade do órgão do coração em proporcionar um local de descanso estável para o espírito. Esse tipo de desequilíbrio é tratado com acupuntura ao longo do meridiano do coração. Os tratamentos herbários consistem em fórmulas que nutrem o sangue do coração ou yin. Se o fogo do coração perturba o espírito, ervas que limpam o calor do coração são usadas.

Preocupação
A preocupação, uma emoção muito comum em nossa sociedade repleta de estresses, pode esgotar a energia do baço. Isso pode causar distúrbios digestivos e acabar levando à fadiga crônica: um baço enfraquecido não pode transformar o alimento em qi de maneira eficaz e também os pulmões são incapazes de extrair o qi do ar eficientemente.
Uma pessoa que se preocupa muito “transporta o peso do mundo sobre seus ombros”, e uma palavra que descreve muito bem como uma pessoa se sente quando o qi de seu baço está fraco é depressão. O tratamento inclui moxa e ervas que fortificam o baço, o que proporciona à pessoa energia para lidar com os problemas da vida em vez de vivenciá-los.

Pensamento obsessivo
Pensar excessivamente ou obsessivamente sobre um assunto também pode esgotar o baço, o que causa a sua estagnação. Uma pessoa com essa condição pode exibir sintomas como falta de apetite, esquecimento de se alimentar e inchaço após comer. Com o tempo, a pessoa pode desenvolver uma complexão pálida devido à deficiência de qi do baço. Eventualmente, isso pode afetar o coração, fazendo a pessoa sonhar com os mesmos assuntos à noite. Geralmente os estudantes são afetados por esse desequilíbrio. O tratamento padrão é usar ervas que tonifiquem o sangue do coração e o qi do baço.
Tristeza
A tristeza ou pesar afeta os pulmões, produzindo fatiga, falta de ar, choro ou depressão. O tratamento dessa condição envolve acupuntura para os pontos ao longo dos meridianos do pulmão e rim. Normalmente, fórmulas herbárias são usadas para tonificar o qi ou yin dos pulmões.

Medo
A emoção do medo está relacionada com os rins. Essa ligação pode ser prontamente percebida quando o medo extremo faz uma pessoa urinar incontrolavelmente. Nas crianças isso também se manifesta quando elas urinam na cama, o que os psicólogos associaram com insegurança e ansiedade.
A ansiedade prolongada devido às preocupações com o futuro pode esgotar o yin, yang e qi dos rins, o que pode eventualmente levar à fraqueza crônica. O tratamento envolve tonificar os rins com tônicos yin ou yang, dependendo dos sintomas particulares.

Choque (pavor)
O choque é especialmente debilitante para os rins e o coração. A reação “lutar ou fugir” causa uma liberação excessiva de adrenalina das glândulas adrenais ou supra-renais, que se localizam sobre os rins. Isso faz o coração responder com palpitações, ansiedade e insônia.
O estresse crônico oriundo do choque pode ser muito debilitante para o sistema inteiro, causando uma ampla gama de problemas. O choque severo pode ter um efeito duradouro sobre o shen do coração, como fica evidente em vítimas da síndrome do estresse pós-traumático. O tratamento envolve psicoterapia, ervas que acalmam o espírito e nutrem o coração e rins, e tratamentos regulares de acupuntura.

Dr. Julio Cardoso
Especialista em Acupuntura Tradicional Chinesa

Psicossomática


A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades da medicina e da psicologia para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas.
A palavra psicossomática, na visão dos profissionais de saúde que compreendem o ser humano de forma integral, não pode ser compreendida como um adjetivo para alguns tipos de sintomas, pois tanto a medicina quanto a psicologia estão percebendo que não existe separação ideal entre mente, corpo, alma e espírito que transitam nos contextos sociais, familiares, profissionais e relacionais. Então, psicossomática é uma palavra substantiva que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, emocional, psíquico, espiritual, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar.
Por isso, na visão junguiana ou da psicologia integral, todo sintoma é psicossomático e pode ser um meio para que o processo do autoconhecimento possa acontecer e, por isso mesmo, Hipócrates, o pai da medicina, no seu aforismo já citava: "Homem, conheça-te a si mesmo, para poder conhecer os deuses e reconhecer o Deus que habita em ti". Então, qualquer sintoma ou queixa pode ser entendido como uma manifestação psicossomática, além de ser uma janela de oportunidade para o autoconhecimento! O termo também pode ser compreendido, tal como descreve Mello Filho como "uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de saúde, é um campo de pesquisas sobre estes fatos e, ao mesmo tempo, uma prática, a prática de uma medicina integral". Passou por séculos de elaboração até ser definida pela primeira vez por Heinroth (psicossomática, 1918 e somatopsíquica, 1928). A psicossomática evoluiu das investigações psicanalíticas que contribuem para o campo com informações acerca da origem inconsciente das doenças, a vantagem que o indivíduo obtém, mesmo que indiretamente, quando adoece, etc. Em seguida dos estudos behavioristas com homens e animais que resultaram na medicina comportamental. Atualmente a psicossomática tem se desenvolvido segundo uma ótica multidisciplinar promovendo a interação de vários profissionais de saúde, dentre eles, médicos, fisioterapeutas e psicólogos.
Naturalmente outras correntes e escolas teóricas podem ser constituídas revendo-se os trabalhos publicados que adquirem notoriedade na comunidade científica se somam ao longo do tempo, sem esquecer das contribuições reconhecidas a posteriori. Não desconhecendo as contribuições do filósofos e médicos gregos da medicina hipocrática e seus sucessores galênicos, cristalizada na frase do poeta, mens sana in corpore sano, uma das primeiras pessoas no mundo ocidental a refletir sobre a medicina psicossomática, em parâmetros semelhantes aos atuais, foi a filósofa espanhola Oliva Sabuco, já no século XVIII, quando publicou vasta obra sobre o assunto. Contudo apesar da história e da lógica de muitas das referidas contribuições, literalmente e redutivamente, alguns profissionais de saúde ainda especulam sobre uma unica causa orgânica, ou fazem a distinção entre as doenças psicossomáticas e outras de fatores genéticos, acidentais, ambientais ou orgânicos e, neste caso limitam as manifestações psicossomáticas exclusivamente nas alterações com causas de origem psicológicas. Estes, aceitando que a mente, por não conseguir resolver ou conviver com um determinado conflito emocional, passa a produzir mecanismos de defesa com o propósito de deslocar a dificuldade e/ou "ameaça" psíquica para o corpo. Com isso, acaba drenando, na forma de alterações biológicas, que tem por sua vez, a caracterização de uma doença, devido aos seus respectivos sintomas e mutações físicas, oriundo do afeto doloroso. Neste sentido, entre várias doenças onde parece relevante o fator psicossomático, podemos citar:
Porém, o surgimento dos sintomas depende e varia de três fatores interdependentes, tais fatores estão diretamente ligado ao grande desafio de conceber, classificar e tratar, haja vista que os sintomas podem variar dependendo do estilo de vida. Tal concepção acaba sendo a melhor explicação de patologias no qual não consegue-se definir e provar científicamente.
  • Herança genética, que pode deixar os indivíduos mais predispostos para desenvolverem alguns tipos de doenças.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Auriculoterapia


A auriculoterapia é um sistema independente da acupunctura e especialidade dentro da Medicina Chinesa. A aplicação atual da auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares, este sistema tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de carácter funcional, enfermidades de carácter neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insónia e dor, etc. A auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na china. Este microsistema já era referido nos textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, onde se relata a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo.
Em 1973, antropólogos chineses, encontraram nas escavações realizadas na província de Hu Nan, um livro antigo do período Han, escrito em duas partes intituladas “Os onze canais dos braços e das pernas na moxibustão e os onze canais Yin e Yang na moxibustão”. Segundo os especialistas esta obra deve ser a mais antiga sobre os canais no tratamento com moxibustão, na 2ª parte do livro menciona-se “Os membros, os olhos, a face e a garganta, todas reúnem-se, através de vasos e canais, na orelha”. Outros livros antigos da Dinastia Tang e Ming, também mencionam o uso de pontos na orelha para o tratamento de diversas enfermidades.
Mais recentemente em 1947, o Dr. P. Nogier (francês), publicou alguns trabalhos nos quais expõe a relação existente entre o pavilhão auricular e o resto do organismo, descrevendo inclusivamente, as experiências realizadas com clientes e os óptimos resultados obtidos. Ao que se sabe, ele partiu da observação dos povos do mediterrâneo, que tinham por hábito o uso de pequenas cauterizações na orelha para o tratamento de várias moléstias, conseguindo descobrir uma série de pontos curativos. Ao estudar esses pontos estabeleceu uma ligação entre a posição destes no pavilhão auricular e aquela ocupada pelo feto pouco antes do nascimento. Estes trabalhos do Dr. Nogier foram publicados em jornais de Xangai levando os chineses a acelerarem as investigações sobre esta área, criando vários centros de investigação por toda a China.
Desde a década de 80 do século XX até á actualidade foram feitos progressos enormes na auriculoterapia quando em 1982 foi fundado na China o Grupo Nacional de Trabalho em Auriculoterapia.

Em Outubro de 1989, celebrou-se em Pequim (Beijing) o primeiro congresso Internacional de Auriculoterapia, o qual marcou uma nova etapa no desenvolvimento tanto na China como no Mundo da Auriculoterapia.
Neste momento, a Auriculoterapia constitui uma especialidade Universitária, motivo de estudo tanto de médicos formados em Medicina Chinesa como Ocidental. Muitas têm sido as publicações que têm saído sobre a auriculoterapia aumentando cada vez mais o acumular de conhecimentos. O grupo de investigações sobre auriculoterapia da província de Yun Nan, editou um livro intitulado tratado de Auriculoterapia Chinesa. Uma editora de Shangai publicou os livros “O tratamento com auriculoterapia” e “selecção de auriculoterapia”. Na província da Nan Jing publicou-se o livro “Aplicação clínica da Auriculoterapia”. O hospital de Medicina Tradicional da província de Guang Zhou editou o livro “Experiência Clínica da Auriculoterapia”. Na província de Tian Jing também se publicou o livro com o título “Experiências sobre o uso e diagnostico dos pontos Auriculares”. Em Pequim (Beijing), editou-se o livro “Manual sobre Aplicação Diagnostica e Terapêutica dos Pontos Auriculares”. Na província de Au Hui, o livro “Tratado Aclaratório sobre Auriculo-punctura”. Em 1991 a professora Huang Li Chun editou em Beijing um dos tratados mais importantes de auriculoterapia publicados na China, com o título “Tratado sobre o Diagnóstico e Tratamento através dos Pontos Auriculares”. Estes títulos de livros são uma pálida amostra do vertiginoso desenvolvimento que tem alcançado a auriculoterapia nos últimos 30 anos dentro da China.
A auriculoterapia tem constituído a sua própria teoria, por ter na actualidade, métodos independentes para o diagnóstico e tratamento das enfermidades. Os pontos auriculares funcionam como uma memória do histórico patológico das pessoas, por isso o diagnóstico através destes, fornece-nos o desenvolvimento cronológico das enfermidades e a preparação para processos patológicos que ainda não se manifestaram clinicamente. O diagnóstico da auriculoterapia tem valor hoje semiológico muito próximo do diagnóstico através do pulso e da observação da língua na MTC.
O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano, por constituir um microsistema, capaz de funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade, podendo reflectir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras, dos quatro membros, do tronco, dos tecidos, etc. Quando produz-se uma desarmonia em qualquer parte do corpo humano, este é reflectido na orelha com reacções de carácter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade em particular, e deixando relações muito estreitas entre os locais reactivos e as partes do organismo implicadas na patologia. As reacções podem ser de diferentes tipos, entre as mais comuns são: mudanças na resistência eléctrica das zonas reactivas específicas, mudanças de coloração, descamações, mudanças morfológicas nessas áreas, eczemas, etc. Todas estas reacções podem aparecer no pavilhão auricular, antes que a enfermidade se manifeste e também, desaparecer depois da cura da enfermidade.
O método de tratamento em auriculoterapia tem tido muito desenvolvimento durante estes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupunctura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, ás agulhas intra-dérmicas, á utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até á prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo demonstraram resultados excelentes, e são utilizados em conformidade com a necessidade do paciente, pois cada organismo reage de uma forma determinada ao estímulo, cada pessoa é um universo único, todo o tratamento pela auriculoterapia tem como objecto promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar. A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efectivando continuamente o tratamento

Cadeias Musculares de Leopold Busquet

O Método


O método de Cadeias Fisiológicas da Formação Busquet é uma abordagem terapêutica manual que trabalha analiticamente as cadeias musculares, articulares, fasciais, viscerais, cranianas e neuro-meníngeas, no intuito de integralizar o indivíduo em uma postura global e harmônica.
O objetivo é buscar a saúde integral do corpo. Através de um diagnóstico fisioterapêutico preciso, busca-se a causa da patologia que, muitas vezes, pode estar localizada à distância do sintoma. O método pode ter a sua aplicabilidade desde recém-natos até a melhor idade, com resultados rápidos e eficientes.
Permite tratar várias patologias como:
  • Problemas de coluna (dores, alterações posturais, lordoses, cifoses, escolioses etc...);
  • Lesões articulares, musculares e tendíneas dos membros superiores e inferiores (mialgias, tendinites, artroses, alterações dos joelhos, dos pés, da marcha e etc.);
  • Cefaléias, distúrbios da articulação temporo-mandibular, gastroenterológicos, otorrinolaringológicos, endocrinológicos e etc...).
Em razão dessas questões o Método propõe uma abordagem terapêutica coerente e eficaz, abordando uma visão clínica lógica, a partir da integração de todos os sistemas fisiológicos do corpo humano.

Professor Mc Dr. Cláudio Lopes

Dr. Cláudio Lopes é uma referência na área de Medicina Tradicional Chinesa. Foi meu professor na Pós - Graduação em Acupuntura Tradicional Chinesa, Auriculoterapia Chinesa e Acupuntura Avançada em Clínica Médica.




Mc. Dr.Cláudio Lopes
Diretor geral do Departamento de Medicina Tradicional Chinesa do Hospital e Maternidade D. Pedro II – SP (2003-2009); Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Acupuntura pela FACIS-IBEHE, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Acupuntura pela FEFISA, Diretor Clinico de MTCI da Onove Clinica Medica Integrativa, Diretor Pedagógico da Onove Cursos, Formação e Especialização em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Havana – Cuba (Centro de Pesquisas Psicológicas e Sociológicas da Academia de Ciências de Cuba); Pós- Graduado em Acupuntura - UNAERP; Pós Graduado em Psicologia Junguiana - UNAERP; Pós-graduado em Homeopatia - UNAERP; Pós-Graduado em Psicopedagogia - USJT; Aperfeiçoado pela Universidade Chinesa FuJian;Especializado em Clinica Médica Chinesa - Especializado em Ortopedia Tradicional Chinesa - Especializado em Ginecologia Tradicional Chinesa - Especializado em Terapia Manual Chinesa - Especializado em Fitoterapia Tradicional Chinesa - Especializado em Microsistemas chineses - Especializado em Clinica de Dor; Membro associado da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor; Atleta e técnico da Seleção Brasileira de TaeKwondo - 1979-2002; Graduado em Fisioterapia pela UNIP, Graduado em Educação Física pela FEFISA; Especializado em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Esporte; Autor do Atlas de Acupuntura Tradicional Chinesa, O Ponto, Atlas Cabeça Pescoço para Acupuntura, Mapas Auriculares, Tuina - Medicina Manual Chinesa, Aspectos Biológicos do Shen-Mente, Formou e treinou mais de 9 mil alunos na Pós Graduação em Acupuntura e outros métodos de tratamento da Medicina Chinesa, 32 anos de docência na área da saúde.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O QUE É SEROTONINA?

A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre neurônios. Ela é quimicamente representada pela 5-hidroxitriptamina (5-HT), sendo também frequentemente designada por este nome.

Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Diferentes receptores detectam este neurotransmissor, envolvido em várias patologias.
A serotonina parece ter funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite. Diversos fármacos que controlam a ação da serotonina como neurotransmissor são atualmente utilizados, ou estão sendo testados, em patologias como a ansiedade, depressão, obesidade, enxaqueca e esquizofrenia, entre outras. Drogas como o "ecstasy" e o LSD "mimetizam" alguns dos efeitos da serotonina em algumas células alvo. O ecstasy promove libertação maciça de serotonina e posterior depleção das mesmas.
Em geral, os indivíduos depressivos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. Neste caso, deve se administrar inibidores da recaptação de serotonina pelos neurônios, como a fluoxetina, resultando em maior disponibilidade deste neurotransmissor na fenda sináptica. Um certo número de alimentos, como bananas, tomates, chocolate e o vinho são ricos no precursor da serotonina, o triptofano.
O triptofano é o amino-ácido sintetizado para criar a serotonina através de sucessivas hidroxilações no anel aromático e descarboxilações. Sem este precursor não é possível sintetizar serotonina suficiente.
A técnica de acupuntura trabalha o eixo da serotonina no cérebro, juntamente com a nutrição ortomolecular, uma boa alimentação  e uma flora intestinal equilibrada.

Eixo da Serotonina
 
Dr. Julio Cardoso

A importância da Flora Intestinal na Saúde do Corpo.

A flora intestinal equilibrada acaba com a rinite, sinusite e outras famosas ites....

O intestino é responsável pela produção de 80% de toda serotonina do organismo. Se o intestino está
desequilibrado a produção fica insuficiente. Já se associa quadros depressivos ao mau funcionamento
do intestino. O intestino além de produzir células responsáveis pela defesa do organismo como
sistema imunológico, produz hormônios e enzimas para direcionar o caminho dos nutrientes dentro do
corpo, acontecendo a digestão, o metabolismo, e a absorção dos nutrientes.
No intestino é feita a separação do que deve entrar no nosso organismo, e aquilo que deve ser
excretado. Quando a flora intestinal está equilibrada,há mais bactérias boas do que más, e a parede do
intestino faz perfeitamente a separação como se fosse um filtro. absorvendo os nutrientes e
descartando os detritos. Se pelo contrário estiver desiquilibrada, haverá presença de fungos e de mais
bactérias ruins do que boas, o que afetará todo o processo, tendo tudo a ver com a celulite, o humor,
sinusite e outras doenças. A flora desprotegida fica frouxa, permitindo que alguns resíduos de
alimentos passem para a corrente sanguínea. O organismo não reconhecendo esses elementos entra em
estado de alerta.. . O cérebro dá ordem para o sistema imunológico atacar os detritos que foram parar
no sangue. O organismo passa então a produzir substâncias para combater o inimigo. Se isso acontecer sempre, o processo inflamatório pode tornar-se crônico e esgotará as defesas naturais; a resistência fica baixa. A parede do intestino estando frouxa, não há absorção dos nutrientes, você come, mas não se nutre. O fígado acaba ficando sobrecarregado, porque os detritos são carga extra para ele que não consegue eliminar todas as toxinas que o organismo produz.. Sendo a celulite conseqüência de uma alteração de circulação e de um processo inflamatório, ganha terreno e aparece.

Sintomas e causadores do intestino com problemas:

Dor de cabeça;

Depressão;

Irritabilidade;

Mastigação rápida, engolindo quase sempre inteiro o alimento – Os alimentos chegando inteiros ao intestino;

 Ficar mais de 4 horas sem alimentar-se;
 
Uso constante de remédios como antiinflamatórios, antibióticos e anticoncepcionais desequilibram a flora intestinal;

Mastigue muito bem os alimentos. No mínimo 15 mastigadas.

Alimente-se de 3 em 3 horas em pequenas porções.</span>

Procure consumir muita água, no mínimo 8 copos diários.

Alimentos ricos em conservantes desequilibram a flora intestinal;


Dr. Julio Cardoso
Especialista em Acupuntura

RPG - Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo.

    Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio.
   
A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada exclusivamente por fisioterapeutas diplomados pelo seu criador.

A Técnica

    Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?

    A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo. Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo.
Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo.

O tratamento

    Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.


Em quais Patologias a RPG é indicada?

- Ortopédico: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose, dor cervical, dor dorsal, etc.
- Neurológico: hérnia de disco e labirintite.
- Reumatológico: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.
- Respiratório: asma, bronquite, etc.
- Somáticos: stress, disturbios circulatórios e digestivos, etc.

www.sbrpg.com.br

Dr. Julio Cardoso
Fisioterapeuta com formação em RPG - Original




O que é RPG?

Acupuntura para depressão e ansiedade

Ansiedade e depressão são as doenças que, literalmente, tornaram-se parte integrante de nossas vidas. Para as pessoas que sofrem de depressão e de ansiedade sua vida é um fardo. Sua mente está cheia de medos e de pensamentos negativos. São incapazes de lidar com o stress ou de se concentrar em qualquer trabalho devido à falta de interesse, e algumas pessoas ainda mostram tendências suicidas.
No entanto, um raio de esperança surgiu para essas pessoas na forma de acupuntura, que pode ajudar a lidar com doenças mentais de forma eficaz.

A Acupuntura que vem sendo praticada por mais de 2000 anos na China, é uma forma de tratar diversas doenças.
Este tratamento é baseia-se na teoria que diz que todos os seres vivos possuem energia vital (chi) que flui de maneira uniforme pelo corpo, através dos canais de energia (meridianos).
No entanto, quando há uma perturbação no fluxo energético, ela pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais.
A acupuntura trata tentando harmonizar a circulação da energia no corpo para eliminar as doenças.
As agulhas nos pontos específicos estimulam o fluxo livre de "chi" que por sua vez reduz os sintomas de ansiedade e depressão.
Acredite ou não, existem mais de 2000 pontos de acupuntura, mas aqueles localizados no tórax, couro cabeludo e do pulso são considerados pontos de acupuntura para a depressão.

Acupuntura para a depressão:

A fim de determinar se a acupuntura é eficaz no tratamento dos transtornos da depressão, cerca de 150 pacientes foram divididos em 3 grupos.
Um grupo recebeu tratamento especificamente para tratar a depressão.
O segundo grupo tratado com acupuntura geral, que não necessariamente tinha como sintomas a depressão, enquanto o último grupo não recebeu tratamento.
Após um período de 8 semanas, o primeiro grupo que experimentou o tratamento de acupuntura específica para a depressão, mostrou uma melhora considerável na saúde mental, em comparação com aqueles que receberam a acupuntura não específica.
Isto indica claramente que o uso da acupuntura auxilia a diiminuir os sintomas da depressão. Acupuntura para ansiedade
A acupuntura é um poderoso remédio para aliviar a ansiedade.

A sensação de ansiedade antes de uma entrevista ou antes de um exame importante é óbvia.
No entanto, preocupar-se desnecessariamente o tempo todo é um sintoma de transtorno de ansiedade que pode ser tratado com acupuntura.
Os ataques de pânico ou transtorno de ansiedade generalizada pode amenizado usando técnicas de acupuntura

Dr. Julio Cardoso
Pós - Graduado em Acupuntura Tradicional Chinesa pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS).

Você sabe o que é osteopatia?


Você sabe o que é osteopatia?

A osteopatia é uma ciência e filosofia, onde o Osteopata busca devolver ao corpo a funcionalidade e o equilíbrio, permitindo ao paciente melhorar sua qualidade de vida. Acredita-se que por meio de um sistema de tratamento que utiliza as mãos e uma abordagem de forma global, o corpo é capaz de criar seus próprios instrumentos de restauração para defender-se de diversas patologias.

Osteopatia

O que a Osteopatia trata?

Com bons resultados em problemas na coluna, trata principalmente das doenças do sistema músculo-esquelético (torcicolo, hérnia de disco, lombalgias). Além dessas patologias, tem propostas para tratar também de dores de cabeça de origem miotensiva, tendinites e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho – exemplo LER, DORT’s.

Qual a vantagem deste tratamento?

Evita o uso de muitos medicamentos, o que evita efeitos colaterais conhecidos (dor de estômago no caso de tomar antiinflamatórios por muito tempo por exemplo). O tratamento também apresenta benefícios em relação ao tempo, pois costuma ter resultados bons em um curto período de tempo.

Como é o atendimento e a duração do tratamento?

As sessões são realizadas  com intervalos de 1 semana entre elas. A primeira sessão demora mais, porque é preciso fazer toda a avaliação do paciente, mas as sessões seguintes duram em média 50 minutos. O tempo de duração do tratamento depende de cada caso, mas em média leva de 5 a 8 sessões.

Os Quatro Princípios da Osteopatia

Primeiro Princípio: A Estrutura Governa a Função

Existe uma relação entre estruturas e funções. As estruturas são os ossos, músculos, tendões etc., e as funções são de sustentação, contração e transmissão de força, que estão intimamente relacionadas. Um problema em uma estrutura afeta outras estruturas e conseqüentemente suas funções.

Segundo Princípio: A Unidade do Corpo

Todas as partes do corpo estão interligadas anatômica e fisiologicamente, sendo impossível qualquer tipo de separação.

Terceiro Princípio: A Autocura

O corpo tem todos os elementos para eliminar ou reprimir as suas enfermidades. Um organismo desequilibrado estará propício à doenças. Um organismo equilibrado poderá se auto-curar. A Osteopatia promove este equilíbrio.

Quarto Princípio: A Lei da Artéria

O sangue é fundamental para todos os elementos do corpo, sendo que sua perturbação pode levar a má nutrição das estruturas corporais.
Ex: um tocicolo (espasmo muscular no pescoço e bloqueio articular), pode levar a uma dor de cabeça por um mal fluxo de sangue para a cabeça.

As divisões da Osteopatia

Essas divisões da Osteopatia são apenas didáticas:

Estrutural

Relacionadas a estrutura músculo-esquelética, atuando com foco na manutenção da mobilidade tecidual. A maior procura dos pacientes nos consultórios de osteopatia são lombalgias, dores irradiadas (ciáticas), seqüelas de traumas, pubalgias, entorses, entre outros, para quais a osteopatia conta com um grande arsenal de técnicas para tratar.

Craniana

Baseada na existência de um micromovimento rítmico craniano que quando está em desarmonia pode gerar disfunções que afetam o sistema nervoso. Algumas indicações: cefaléias, dores crônicas, disfunções do sono, dores na ATM.

Visceral

Assim como os ossos do crânio, as visceras também tem sua mobilidade própria e quando está deficiente pode gerar desconforto. A grande causa é fixação dos órgãos após cirurgia, onde a cicatriz causa esse déficit de movimento.

Concluindo

A Osteopatia a partir de suas técnicas pode ajudar a curar e a prevenir diversas patologias, trazendo novamente o equilíbrio de que o corpo necessita para proporcionar uma vida saudável e sem dores e incômodos ao paciente.

Dr. Julio Cardoso
Fisioterapeuta com formação em Osteopatia Estrutural, Crânio - Sacral e Visceral pela ATMS - Bélgica