quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Você sabe o que é osteopatia?


Você sabe o que é osteopatia?

A osteopatia é uma ciência e filosofia, onde o Osteopata busca devolver ao corpo a funcionalidade e o equilíbrio, permitindo ao paciente melhorar sua qualidade de vida. Acredita-se que por meio de um sistema de tratamento que utiliza as mãos e uma abordagem de forma global, o corpo é capaz de criar seus próprios instrumentos de restauração para defender-se de diversas patologias.

Osteopatia

O que a Osteopatia trata?

Com bons resultados em problemas na coluna, trata principalmente das doenças do sistema músculo-esquelético (torcicolo, hérnia de disco, lombalgias). Além dessas patologias, tem propostas para tratar também de dores de cabeça de origem miotensiva, tendinites e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho – exemplo LER, DORT’s.

Qual a vantagem deste tratamento?

Evita o uso de muitos medicamentos, o que evita efeitos colaterais conhecidos (dor de estômago no caso de tomar antiinflamatórios por muito tempo por exemplo). O tratamento também apresenta benefícios em relação ao tempo, pois costuma ter resultados bons em um curto período de tempo.

Como é o atendimento e a duração do tratamento?

As sessões são realizadas  com intervalos de 1 semana entre elas. A primeira sessão demora mais, porque é preciso fazer toda a avaliação do paciente, mas as sessões seguintes duram em média 50 minutos. O tempo de duração do tratamento depende de cada caso, mas em média leva de 5 a 8 sessões.

Os Quatro Princípios da Osteopatia

Primeiro Princípio: A Estrutura Governa a Função

Existe uma relação entre estruturas e funções. As estruturas são os ossos, músculos, tendões etc., e as funções são de sustentação, contração e transmissão de força, que estão intimamente relacionadas. Um problema em uma estrutura afeta outras estruturas e conseqüentemente suas funções.

Segundo Princípio: A Unidade do Corpo

Todas as partes do corpo estão interligadas anatômica e fisiologicamente, sendo impossível qualquer tipo de separação.

Terceiro Princípio: A Autocura

O corpo tem todos os elementos para eliminar ou reprimir as suas enfermidades. Um organismo desequilibrado estará propício à doenças. Um organismo equilibrado poderá se auto-curar. A Osteopatia promove este equilíbrio.

Quarto Princípio: A Lei da Artéria

O sangue é fundamental para todos os elementos do corpo, sendo que sua perturbação pode levar a má nutrição das estruturas corporais.
Ex: um tocicolo (espasmo muscular no pescoço e bloqueio articular), pode levar a uma dor de cabeça por um mal fluxo de sangue para a cabeça.

As divisões da Osteopatia

Essas divisões da Osteopatia são apenas didáticas:

Estrutural

Relacionadas a estrutura músculo-esquelética, atuando com foco na manutenção da mobilidade tecidual. A maior procura dos pacientes nos consultórios de osteopatia são lombalgias, dores irradiadas (ciáticas), seqüelas de traumas, pubalgias, entorses, entre outros, para quais a osteopatia conta com um grande arsenal de técnicas para tratar.

Craniana

Baseada na existência de um micromovimento rítmico craniano que quando está em desarmonia pode gerar disfunções que afetam o sistema nervoso. Algumas indicações: cefaléias, dores crônicas, disfunções do sono, dores na ATM.

Visceral

Assim como os ossos do crânio, as visceras também tem sua mobilidade própria e quando está deficiente pode gerar desconforto. A grande causa é fixação dos órgãos após cirurgia, onde a cicatriz causa esse déficit de movimento.

Concluindo

A Osteopatia a partir de suas técnicas pode ajudar a curar e a prevenir diversas patologias, trazendo novamente o equilíbrio de que o corpo necessita para proporcionar uma vida saudável e sem dores e incômodos ao paciente.

Dr. Julio Cardoso
Fisioterapeuta com formação em Osteopatia Estrutural, Crânio - Sacral e Visceral pela ATMS - Bélgica

0 comentários:

Postar um comentário