terça-feira, 31 de maio de 2011

Fisiopatologia da Inflamação

Uma inflamação é a forma do organismo se defender e reagir a uma pancada que cause lesões celulares ou teciduais. Esta reação acontece em vários tipos de tecidos e surge por ação e produção das células afectadas pela pancada.
A inflamação é perfeitamente normal e é parte do sistema imunitário que reage assim à agressão de que foi alvo. O sistema defensor do organismo tem assim contato com os agentes invasores e age de acordo com o tipo de agentes.

Fisiopatologia da inflamação:

Logo após a pancada despontam os acontecimentos vasculares, regulados pela histamina. É bombeado pelo coração mais sangue para a zona afetada, zona essa que ganha uma cor avermelhada derivado do aumento de sangue e também do número de vasos que ficam ativos. Os capilares que são responsáveis pela irrigação sanguínea aumentam de tamanho permitindo um maior volume de circulação de sangue e também levando a um aumento da temperatura local. Em seguida começam a ser produzidos substâncias inflamatórias que aumentam a permeabilidade da pele, possibilitando uma maior entrada de oxigénio no local. O aumento da permeabilidade possibilita o derramamento do líquido intravascular para a zona intersticial que existe entre as várias células.
Ao mesmo tempo acontece a quimiotaxia, na qual as células polimorfonucleares, neutrófilos e macrófagos são chamados para a zona lesionada. Este conjunto de células vão por sua vez produzir mais substâncias químicas, como por exemplo citocinas, bradicinina, prostaglandinas e leucotrienos.
Como a pancada pode ter provocado algum sangramento que é necessário parar, são também “convocadas” para o ponto afetado as plaquetas e o sistema de coagulação do sangue. O sistema de coagulação juntamente com as plaquetas vai criar um coágulo, chamado de fibrina, que tapa as lesões nos vasos sanguíneos, evitando a perda de sangue.
As células endoteliais, as células internas dos vasos sanguíneos, vão ajudar os glóbulos brancos e os leucócitos a sair dos vasos capilares e combater os possíveis agentes que tentem penetrar no organismo usando a ferida que foi deixada pela pancada.

Sintomas de uma inflamação:

Os normais sintomas de uma inflamação são:
  • Aumento da temperatura do corpo na zona afetada.
  • Vermelhidão no local.
  • Inchaço.
  • Dor localizada.
  • Possível perda de função. Por exemplo uma pancada num joelho pode fazer com que se torne mais difícil, ou mesmo impossível, dobrar a perna devido ao inchaço.
A dor:

A dor, um sintoma normalíssimo numa inflamação, acorre, por efeito de algumas substâncias libertadas durante a inflamação e que vão incentivar as terminações nervosas. Também acontece por influência do aumento da sensibilidade ajudada pelas prostaglandinas e pela bradicinina e pela própria compressão que existe devido ao inchar da zona afectada.
Todos estes factores atuam de forma complementar uns com os outros para recuperar da forma mais rápida possível do traumatismo que a zona lesionada sofreu.

OBS: Os anti-inflamatórios químicos convencionais inibem o processo fisiológico de reparação tecidual de um processo inflamatório além de serem homotóxicos, agredirem a mucosa gástrica e desequilibram a flora intestinal.
O Traumeel é uma boa opção para processos inflamatórios, pois atua em conjunto ao processo fisiológico do corpo sem inibi-lo e é Antihomotóxico, não agride a mucosa gástrica e nem desequilibra a flora intestinal por ser natural ( Arnica Montana D2 + Associação).


Medicamento Fitoterápico.

Dr. Julio Cardoso

Um comentário:

  1. Muito bons os esclarecimentos. Sofro muito pelas minhas protusões e estou estudando o assunto para conseguir lidar melhor com a dor.

    ResponderExcluir