sábado, 8 de novembro de 2014

Emoções e Medicina Chinesa


   A interação das emoções com o corpo físico é um aspecto essencial na medicina tradicional chinesa. As sete emoções básicas relacionadas às funções orgânicas são raiva, alegria, preocupação, pensamento obsessivo, tristeza, medo e choque (pavor). Cada órgão corresponde a uma emoção e o desequilíbrio dessa emoção pode afetar a função do órgão. Por exemplo: A raiva está associada ao fígado. Numa visão mais a longo prazo, a raiva ou frustração reprimida normalmente causa a estagnação da energia vital (qi) e isso pode resultar em depressão ou desordens menstruais. A emoção da alegria está ligada ao coração.
   O desequilíbrio surge quando entusiasmo ou estímulos excessivos ocorrem ou boas notícias súbitas chegam como um choque para o sistema. A preocupação, uma emoção muito comum em nossa sociedade repleta de estresses, pode esgotar a energia do baço. Isso pode causar distúrbios digestivos e acabar levando à fadiga crônica. Pensar excessivamente ou obsessivamente sobre um assunto também pode esgotar o baço, o que causa a sua estagnação. Uma pessoa com essa condição pode exibir sintomas como falta de apetite, esquecimento de se alimentar, e inchaço após comer.

   Eventualmente, isso pode afetar o coração, fazendo a pessoa sonhar com os mesmos assuntos à noite. A tristeza ou pesar afeta os pulmões, produzindo fadiga, falta de ar, choro ou depressão. O choque é especialmente debilitante para os rins e o coração. A reação "lutar ou fugir" causa uma liberação excessiva de adrenalina das glândulas adrenais ou supra-renais, que se localizam sobre os rins. Isso faz o coração responder com palpitações, ansiedade e insônia.
   O estresse crônico oriundo do choque pode ser muito debilitante para o sistema inteiro, causando uma ampla gama de problemas. A emoção do medo está relacionada com os rins. Essa ligação pode ser prontamente percebida quando o medo extremo faz uma pessoa urinar incontrolavelmente. Nas crianças isso também se manifesta quando elas urinam na cama, o que os psicólogos associaram com insegurança e ansiedade.

0 comentários:

Postar um comentário