quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O pico de Funcionamento de cada Órgão e Víscera - Ciclo Circadiano

 

Ciclo Circadiano



O termo circadiano provém do Latim "circa diem", que significa "cerca de um dia".
Ritmo circadiano ou ciclo circadiano, designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar.
O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura.
O "relógio" que processa e monitoriza todos estes processos encontra-se localizado numa área cerebral denominada núcleo supraquiasmático, localizado no hipotálomo na base do cérebro e acima das glândulas pituitárias.
Pesquisas recentes expandiram o sentido do termo, demonstrando que os ritmos circadianos estão também relacionados às marés, ao ciclo lunar e também à dinâmica climática da Terra através das correntes eólicas e marítimas, em especial se observado com relação aos animais migratórios. Dessa forma, a dinâmica circadiana não se reduz a uma questão fisiológica, mas também a uma conjuntura astronômica, geológica e ecológica.
Durante o período de 24 horas cada órgão/víscera tem seu pico de funcionamento e é nesse horário onde é efetuada a auto-limpeza do corpo. Dentro destas 2 horas específicas o órgão/víscera utiliza muita energia e, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, é o melhor horário para tratamento.

O Ritmo Circadiano de circulação do Qi – Pico Máximo de Energia.
Tabela de horário:
·          1:00h  –   3:00h Fígado
·          3:00h  –   5:00h Pulmão
·          5:00h  –   7:00h Intestino Grosso
·          7:00h  –   9:00h Estômago
·          9:00h  – 11:00h Baço/Pâncreas
·         11:00h – 13:00h Coração
·         13:00h – 15:00h  Intestino Delgado
·         15:00h – 17:00h Bexiga
·         17:00h – 19:00h Rins
·         19:00h – 21:00h Pericárdio
·         21:00h – 23:00h Triplo Aquecedor
·         23:00h –   1:00h  Vesícula Biliar
O mais importante em conhecer o Ciclo Circadiano, é o fato de observar o próprio comportamento do corpo para análise de alguma anomalia frequente em certo horário do dia. Isso dá indícios de algum desequilíbrio no órgão. Por exemplo, acordar durante a noite sempre no mesmo horário, às 2 horas da madrugada, pode ser um indicativo de desarmonia no fígado.
Essa simples observação pode ser de grande ajuda para análise de diagnóstico e tratamento preventivo de uma doença.

Dr. Julio Cardoso
Especialista em Acupuntura Tradicional Chinesa

Um comentário: