quarta-feira, 30 de março de 2011

O Fígado na visão da Medicina Tradicional Chinesa

Onde nasce o verdadeiro equilíbrio emocional
 
Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o fígado, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas também com os olhos (sentido da visão), ombros, joelhos e tendões (flexibilidade), unhas, seios e todo o aparelho reprodutor feminino.
Na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim o é para o homem. Praticamente todo o sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou prurido vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência. O fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual.
Mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do fígado que vai nos permitir responder vitoriosamente aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar.
Daí começa a responsabilidade e respeito que devemos ter pelo nosso fígado e sistema hepático. E, já podemos deduzir sobre o desgaste intenso ao qual este sistema é submetido no cotidiano da vida moderna. Pouco se sabe sobre sua importância e como auxiliar, ser cúmplice, do fígado nesta missão existencial: equilíbrio emocional e afetivo. Visão, flexibilidade, postura e decisões.
Pelo contrário, só pela má alimentação e sedentarismo, a cultura ocidental faz de tudo para fragilizar o sistema hepático. Os maus hábitos alimentares e de vida levam ao seu desequilíbrio funcional, que leva ao desequilíbrio emocional, que desencadeia mais maus hábitos alimentares e de vida. Este desequilíbrio energético pode se manifestar de várias formas. Dependendo da sua localização: insônia, enxaqueca, hipertensão, problemas digestivos, TPM, etc.
Os problemas ligados ao fígado podem ser por falta ou por excesso de energia circulante. Um bom exemplo de excesso é a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio energético, temos a procrastinação e o medo paralisante ou síndrome de pânico. A estagnação do fluxo de energia do fígado freqüentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.
Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo fígado, não devemos reprimi-las infinitamente. A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção. Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo. Uma certa irritação que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva que é cega e destrutiva.
Os olhos são a manifestação externa do fígado. Em outras palavras, o fígado rege o sentido da visão. Assim, patologias da visão irão sinalizar alguma alteração no fígado. As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, "vista" seca, visão fraca, embaçada ou borrada, terçol, pontos brilhantes que aparecem no campo visual e outros.
A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado. Cuidado com olhos secos. Daí vem a importância do exercício de “piscar os olhos” (sempre – não esquecer) e de não reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente. Mas, acredite, conter o choro faz mal à saúde. Ah! Uma forma divertida de chorar/lacrimejar é deixando o riso fluir, acontecer no seu dia-a-dia, na sua vida.
As unhas são outra manifestação externa das condições do fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose sugerem algum comprometimento do fígado ou desequilíbrio prolongado da sua energia.
O fígado rege as articulações do ombro e joelhos e também os tendões de modo geral. Assim sendo, as bursites e dores nos joelhos sem causa aparente, são sinais de comprometimento da energia do fígado. As tendinites e os estiramentos freqüentes também estão neste quadro.
Todo órgão está associado a uma víscera que, no caso do fígado, é a vesícula biliar. Resumidamente, a vesícula atua mantendo o equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. Rege a articulação tempero mandibular (ATM). Todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo, que é um quadro de ranger os dentes, que se manifesta mais freqüentemente durante o sono.
Metafisicamente a vesícula biliar comanda a capacidade de tomarmos decisões assertivas. Uma vesícula desequilibrada se manifestará na forma de indecisões ou mesmo desorientações, perda de rumo.
E, para resumir e partir o mais rápido para a ação de cumplicidade "de bem com o fígado":
- desintoxicar-se diariamente com o aumento do consumo dos alimentos de origem vegetal, maduros, crus, idealmente orgânicos e integrais;
- desintoxicar-se diariamente praticando a terapia do riso, as brincadeiras, as artes, o lazer;
- praticar atividade física moderada diariamente. Vocês não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do fígado;
- os sabores ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde são os maiores aliados do fígado. Entretanto, na primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.
- evitar intoxicar-se com alimentos muito gordurosos (pela qualidade, gordura animal e óleos refinados, como pela quantidade), frituras, açúcar, café e álcool;
- evitar vida sedentária e estressante, o mau humor, ilusões e grandes expectativas. Medite e viva na REAL.

Dr. Julio Cardoso

domingo, 27 de março de 2011

O CÉREBRO E OS INTESTINOS

 

A relação do cérebro com os intestinos, embora há muito conhecida pelos grandes códigos de medicina, como a ayurvédica, a chinesa e a tibetana, vem sendo descoberta pelos cientistas.
O aminoácido L-glutâmico – presente na Aloe vera, mas pouco comum à alimen-tação contemporânea – é tão indispensável à regeneração da mucosa intestinal quanto ao processo de reversão dos quadros de senilidade e depressão.
A L-tirosina, igualmente presente no gel da Aloe vera, é precursora dos hormônios tiroxina, melatonina e serotonina – neurotransmissores da tranqüilidade e da alegria de viver, cuja deficiência está relacionada à depressão, agressividade, tendências ao vício do álcool, das drogas etc.
A serotonina é a precursora da melatonina – hormônio produzido pela glândula pineal, o centro superior de processamento de informação eletromagnética, do qual as vias aferentes e eferentes são os meridianos da acupuntura. A melatonina é o antioxidante mais poderoso produzido pelo organismo.
A serotonina e a melatonina têm uma relação de alternância. A primeira predomina quando o cérebro se encontra em estado de alerta e a segunda nos períodos de sono.
O que não se sabia até recentemente é que ambas são secretadas pelas glândulas dos intestinos, e não apenas pela pineal.
As primeiras evidências desse fato vieram das pesquisas do Dr. Michael D. Gershon, autor do livro O Segundo Cérebro,(1) que revelaram dois fenômenos importantíssimos:
• As paredes dos intestinos, estimuladas pela fricção das fibras alimentares, secretam a serotonina.
• A serotonina secretada pelos intestinos é o fator de controle do peristaltismo que, em cadências regulares, movimenta o bolo alimentar e as fezes ao longo do trato gastrintestinal.
• As paredes do trato gastrintestinal são recobertas por uma rede de neurônios diretamente responsáveis pela coordenação de todas as funções digestivas que, embora estejam conectados ao sistema nervoso central, têm total autonomia sobre todas as etapas do processo digestivo.
No Brasil, o Laboratório de Pesquisas em Neurônios Entéricos da Universidade Estadual de Maringá, vem se destacando como centro de pesquisa no assunto.(2) De acordo com o seu coordenador, Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto, os neurônios, tanto do cérebro como dos intestinos, são basicamente de três tipos.

A Natureza dos Neurônios do Cérebro e dos Intestinos

Associativaconduzem as informações a serem processadas.
Motorarespondem aos estímulos.
Sensitivacaptam os estímulos do meio ambiente e os levam
aos centros nervosos.


O intestino é o único órgão capaz de funcionar de modo totalmente independente do sistema nervoso central. A autonomia vem de sua habilidade em produzir arcos reflexos – intertransmissão de estímulos entre os neurônios sensitivos, associativos e motores – que tanto lhes permite captar as informações, como processá-las e responder de acordo com a necessidade do momento. Em outras palavras, os intestinos também pensam, decidem e executam tarefas tal qual um cérebro.
Torna-se, portanto, óbvia a relação entre os intestinos saudáveis e a sensação de autoconfiança e de auto-estima, e porque os que padecem de prisão de ventre têm problemas relacionados à autoconfiança e à auto-estima. Isso explica porque o sistema floral de Bach indica o Crab Apple tanto para aumentar a auto-estima como para combater a prisão de ventre.
Sob a batuta dos neurônios entéricos, os alimentos devem percorrer o tubo digestivo a uma velocidade ideal, para que o bolo alimentar ou fecal não fique retido, em lugar algum, mais do que o tempo necessário.
Qualquer alteração física ou mental se reflete na aceleração ou desaceleração dos movimentos peristálticos – diarréia ou prisão de ventre –, cuja cronicidade gera conseqüências desastrosas.

• Diarréia

- Desidratação e perda de sais minerais, cuja conseqüência mais imediata é o desequilíbrio ácido-alcalino.
- Perda da fluidez dos humores, dificultando a desintoxicação, nutrição, oxigenação das células e dos humores e controle sobre metabolismo celular.
- Deficiência dos sucos digestivos, promovendo a má digestão, as inflamações intestinais, a perda da permeabilidade da mucosa intestinal, exaustão do sistema imunitário, subnutrição celular, problemas emocionais e mentais etc.

• Prisão de ventre

- Fermentação, putrefação e oxidação do bolo alimentar.
- Intoxicação do organismo e congestão hepática'.
- Disbiose da flora intestinal.
- “en-fez-amento” descontrolado.
- Ressecamento e acúmulo de fezes nas paredes intestinal, impedindo a absorção dos nutrientes devido ao sufocamento da mucosa, promovendo um ambiente propício à flora disbiótica e aos processos infecciosos e inflamatórios.
Sendo 90% da serotonina produzida pelos intestinos, assim termina o Dr. Helion Póvoa seu livro O Cérebro Desconhecido:
Quando analisamos o fato de que o intestino é fundamental na formação da seroto-nina, nada mais é preciso acrescentar. A alegria e a inteligência emocional, de que tanto precisamos para viver bem, começam realmente a partir do intestino! Por isso só nos resta garantir a esse fantástico órgão matérias-primas de primeira qualidade, o que conseguimos com uma alimentação saudável. Ele, inteligentemente, se encarregará de garantir nossa saúde e nossa felicidade.(3)
Por isso, a higiene alimentar e a higienização dos intestinos também são essenciais à prevenção e à reversão dos quadros de distúrbios emocionais e problemas mentais que, segundo estatística um tanto benevolente, hoje atinge 25% da população mundial.
Os alimentos, portanto, podem estar fazendo com que os intestinos padeçam e a alma chore. Nesses casos vale a pena recorrer ao socorro da Aloe vera. Devido à sua ação sobre a rede neural entérica da mucosa intestinal, ela promove a produção da serotonina e da melatonina, assim como o peristaltismo.
Aumenta a qualidade do sono, a sensação de bem-estar, o otimismo, o bom humor, a capacidade de atenção e de raciocínio. Os pensamentos ficam mais leves e a vida mais prazerosa.
REFERÊNCIAS:
(1) Gershon, Michael D. O Segundo cérebro. Ed. Campus, Rio de Janeiro, 2000.
(2) http://www.aduem.org.br/revista/revista_ocerebrodointestino.htm
(3) Póvoa, Helion. O cérebro desconhecido. Objetiva, Rio de Janeiro, 2002

quarta-feira, 16 de março de 2011

Eritropoetina

A Eritropoetina ou EPO é um Hormônio Glicoprotéico produzido naturalmente nos seres humanos e nos animais pelos rins e fígado, a função da Eritropoetina é principalmente de regular a eritropoiese, nome que se dá a produção de células vermelhas do sangue, hemácias.
Quanto as denominações irão variar de acordo com a obtenção da droga, sendo os mais conhecidos: Eritropoetina, Eritropoietina, Alfaepoetina, Deltaepoetina, Eritropoetina Humana Recombinante, Epo, Rhu Epo.
Por exemplo, graças a tecnologia de recombinação genética passou a constituir-se como solução praticável e ótima fonte para a obtenção de Eritropoetina, a partir de células de mamíferos, em que se insere o gene responsável pela síntese da Eritropoetina humana. A epoetina produzida por essa técnica de recombinação gênica é a alfaepoetina, indistinguível da Eritropoetina natural endógena, dosada na urina, no que se refere à atividade biológica.
A EPO ou Eritropoetina é muito utilizada para o tratamento das diversas formas de anemias, preparos cirúrgicos em que há grandes perdas sanguíneas, reposição dos níveis hematológicos no pós cirúrgico, tratamento de doenças crônicas, como a hepatite, tratamentos oncológicos, insuficiência renalcrônica, doenças hematológicas, cânceres, tumores sólidos, linfomas,mieloma múltiplo, programas de transfusão autóloga (transfusão efetuada com sangue do próprio indivíduo, coletado e conservado em data anterior), cirurgia ortopédica programada.
Quanto a administração da Eritropoetina pode variar de acordo com a necessidade e estado clínico do paciente. Há dosagens subcutêna e intravenosa. A Eritropoetina subcutânea por ser espessa e gelada é bastante dolorida quando aplicada. Mas para diminuir a sensação de dor, basta aplicar em áreas mais gordurosas.
A eritropoetina é secretada essencialemente pelo córtex renal (aproximadamente 90% da produção). Foi demonstrado que nas grávidas, o cérebro e o útero produzem a eritropoetina igualmente. A produção de eritropoetina é estimulada pela baixa de oxigênio nas artérias renais.


Quantidade normal de
Glóbulos Vermelhos

Quantidade de Glóbulos Vermelhos indicativa de Anemia.



Ação da Eritropoetina

A baixa da pressão parcial em oxigênio (pessoas que vivem nas altitudes), a diminuição do número de glóbulos vermelhos (ou hemácias) causada por uma hemorragia ou por uma destruição excessiva, o aumento da necessidade de oxigénio pelos tecidos levam a uma secreção de Eritropoetina. Ao contrário, o excesso de oxigénio nos tecidos diminui a sua secreção. Atua sobre as células eritroblásticas da medula óssea, isto é, as células precursoras dos glóbulos vermelhos por intermediação de receptores específicos. 10% da eritropoietina é secretada pelo fígado e 90% pelos rins.
A eritropoietina estimula a proliferação das células-tronco precursoras de glóbulos vermelhos (ou hemácias), ao nível da medula óssea, aumentando assim a produção destas últimas de uma a duas semanas.

Dr. Julio Cardoso
 

segunda-feira, 14 de março de 2011

Reequilíbrio Postural - Conceito Zanin

É um conceito de atendimento clínico mecânico idealizado pelo fisioterapeuta Dr. Macelo Zanin, que através de uma correlação global dos sintomas e sinais apresentados pelo paciente busca-se restabelecer as funções teciduais e metabólicas provocadas por desequilíbrios Posturais.

            É uma nova visão global que associa através de testes, onde iniciou o problema, como por exemplo, uma dor lombar vinda através de um tornozelo, uma dor no ombro ou no pescoço vindo de uma víscera (Fígado e Vesícula Biliar) ou uma dor de ATM (articulação temporo mandibular) vindo cervical ou vice-versa

         Hoje posso dizer que o homem encontra-se a vida e a morte. Ao longo da nossa permanência  pela vida, passamos por diversas situações, sejam micro-traumas físicos ou emocionais, alegrias, conquistas e perdas, alimentação inadequada dentre outras.

         Queria dizer que a dor gera defesa. Essa defesa simboliza o medo da morte, qualquer dor seja qual magnitude indica prenuncio de morte. Isso se dá pela informações de fibras de dor (nociceptivas).

         Os cincos equilíbrios e suas relações: Físico, Biológico, Psicológico, Social e Espiritual. Que a vida moderna do homem não tem.

         Físico: Todos os traumas podem levar a um desequilíbrio físico, seja qual for a origem ou magnitude. As artroses, as ptoses, os entorses, os desequilíbrios posturais dentre outros, significam uma perda do equilíbrio físico.

         Psicológico é muito comum os pacientes e médicos dizerem que a causa da dor é emocional. E verdade que em muitos casos temos a sensação que é verdadeira, porém correlacionamos o sentimento com a dor. Na Medicina Chinesa, encontramos algumas respostas, por exemplo, a relação com os órgãos:

         Angustia - Fígado

         Ansiedade - Estomago

         Estresse - Vesícula Biliar

         Raiva - Rim

         Tristeza - Pulmão

         Insegurança - Intestino

         Isso proporciona durante nossa investigação e tratamento uma maneira de ajudar esse paciente correlacionando o órgão afetado e a cadeia de movimento e a vértebra correspondente, mesmo que o fator emocional permaneça.

         Psicológicas 2 tipos: Psicosomatica - a origem emocional e não temos o fator físico alterado. Psicogenica: a origem é emocionale apresenta no corpo alteração visceral, muscular, vascular e outras

         Biológico- Restrição da mobilidade que gera uma perda de mobilidade de fascias, que gera uma alteração circulatória

         Social- To atrasado! Hoje não deu tempo de ir ao banheiro! To estressado! Fui demitido! A minha filha só apronta!.

         Talvez seja o equilibrio mais perturbado em todos os aspectos da vida do homem.

         O Fisioterapeuta jamais poderá estar afastado dessas informações, pois isso estará ligado a sua queixa.

         Espiritual- Segundo o Dr. Harold Koenig, no departamento de Psiquiatria e Medicina da Universidade de Duke, Carolina do Norte, tem feito extensos estudos sobre o assunto.
Em sua pesquisa revelou que a crença Espiritual:

         -Melhor funcionamento do sistema Imune

         -Menor taxa de morte por câncer

         -Menos doença cardíaca ou melhores resultados cardíacos

         -Menor pressão arterial

         -Colesterol mais baixo
         Segundo Dr. Koenig, através de um estudo feito em 2005, foram obtidos os seguintes dados científicos sobre certos comportamentos para saúde mental devido à crença que as pessoas tem:

         Bem estar, esperança e otimismo

         Propósito e significado na vida

         Menos depressão

quinta-feira, 3 de março de 2011

O Renomado Fisioterapeuta Dr. Marcelo Zanin fala Sobre o Reequilíbrio Postural - Conceito Zanin

Zanin 2

Zanin 3